Vai trabalhar, vagabundo!

Tem otário achando que a bolha imobiliária chinesa não seja fruto de um planejamento… A bolha imobiliária chinesa consegue um feito único, jamais visto em toda a história da humanidade e, principalmente, no capitalismo.

A bolha imobiliária chinesa vai explodir, vai contaminar o mundo, vai arruinar bolsas de valores, vai afundar fundos de investimento, vai corroer todo o sistema capitalista internacional e acreditem, não vai dar um arranhão econômico na China.

Esse tipo de fenômeno só pode ocorrer quando você tem uma conjuntura, um somatório de eventos e fatos que o permitam. A China, com rara eficiência, criou todas essas condições para que esse fenômeno aparentemente inexplicável aconteça.

A China não será afetada pela tsunami da sua própria bolha imobiliária porque os grupos de investimentos e o dinheiro na China não tem o poder, não detém as decisões políticas do país ao contrário do ocidente, onde tudo acontece indexado ao centro nervoso do capital de cada país.

A China não tem judiciário para interpor decisões que prejudiquem o Estado. Esse judiciário não tem autonomia para passar sobre as diretrizes estatais. Os ricos e poderosos na China só tem dinheiro e nada mais, o mapa das decisões políticas e de interesses estatais correm ao longo dos centros financeiros.

A China explode a sua própria bolha imobiliária, encampa, estatiza todo o processo apenas com a decisão do comitê central, que faz o papel de grande gestor dos interesses de toda a população e não de meia dúzia de grupos financeiros.

Mas como a China consegue fazer isso? A resposta é simples: a China é rica porque trabalha. A riqueza da China vem da sua produção e não do campo especulativo. Quem dá as cartas na China é o governo central. Todo dinheiro vem do trabalho e não do rufianismo e da Sodoma e Gomorra dos centros internacionais de especulação que dominam boa parte do mundo e o ocidente inteiro.

Simplificando, posso dizer que a bolha imobiliária chinesa não vai tirar uma casa de um chinês, mas pode fazer você perder a sua do outro lado do mundo. Isso é o resultado de uma economia equivocada, de uma sociedade que desaprendeu a trabalhar e a produzir, isso é o resultado de Bovespa, de bitcoins e quetais.

A bolha é chinesa, mas grande perdedor vai ser o ocidente. A China sem dúvida alguma é um belo cavalo de Tróia que a ergofobia aliada à usura deu de presente para o ocidente. Agora está chegando o momento de pagar a conta. Quem não tem dinheiro acho bom começar a aprender a lavar pratos…

Deixe uma resposta